Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

PGE garante contratação dos aprovados nos concursos da FASE

A Procuradoria-Geral do Estado, por meio da Procuradoria Trabalhista (Ptrab) e da Coordenação das Assessorias Jurídicas da Administração Direta e Indireta (CAJ), obteve vitória junto à Justiça do Trabalho e possibilitou a contratação imediata dos aprovados nos concursos públicos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do RS (Fase).

Na última sexta-feira (22), foi publicada a sentença de parcial procedência da Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a Fase. O MPT postulava a nulidade dos concursos públicos realizados pela Fase (Editais n.º 01/2012 e 02/2012) e a observância, nos concursos futuros, de diversos procedimentos relativos à reserva de vagas e à convocação dos candidatos portadores de deficiência. Em razão de uma liminar deferida na ACP, a Fase estava desde o final de 2012 impedida de realizar a nomeação dos candidatos aprovados.

A PGE argumentou que a Fase observou, durante a realização dos concursos, a exigência legal de reserva do percentual mínimo de 10% das vagas para candidatos com deficiência. A sentença, no entanto, consignou que os editais poderiam ter sido mais claros a esse respeito.

Apesar da parcial procedência da ACP, a decisão representou uma vitória em razão do desacolhimento do pedido do MPT de nulidades dos concursos e da autorização para imediata contratação dos candidatos aprovados, observado o número de vagas existentes.

Em razão da necessidade de contratação urgente de empregados para todas as unidades do Estado do Rio Grande do Sul, a Fase buscou ao longo da instrução do processo, com o apoio técnico da Coordenação das Assessorias Jurídica da Administração Direta e Indireta da PGE, a realização de acordo judicial, o que foi rejeitado em mais de uma oportunidade pelo MPT.

No âmbito judicial, o trabalho desenvolvido pelo Coordenador Adjunto da Procuradoria Trabalhista (PTRAB), Dr. Marcelo Gougeon Vares, foi decisivo para o resultado favorável obtido.

De acorco com a Dra. Georgine Simões Visentini, Coordenadora da CAJ, "a atuação da PGE foi muito importante, pois viabilizou a contratação dos candidatos aprovados nos concursos públicos e, assim, garantiu os recursos humanos indispensáveis para que a Fase continue a prestar de forma qualificada seus serviços".

  • Publicações1004
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pge-garante-contratacao-dos-aprovados-nos-concursos-da-fase/100364119

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)